O que determina a cor do ovo da galinha?

By | terça-feira, agosto 17, 2010 7 comments

Outro mito muito popular é sobre a cor do ovo da galinha, muitos acreditam que a coloração está ligada a alimentação da ave, quando na verdade o que determina a cor é a genética. Aves que tem as penas brancas põem ovos brancos e a que tem penas amarrozadas (vermelhas) põem ovos no mesmo tom, ou seja, a coloração está ligada a raça da galinha e não ao que ela come, devido a esse mito é que existe até uma diferenciação no preço já que a procura pelo ultimo é maior, apesar disso ambos tem o mesmo valor nutricional e por isso não a diferença de um para outro. Quanto a alimentação ela influencia sim, mas somente na cor da gema. Mais um mito derrubado.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

7 comentários:

  1. Olá!..vc conhece a raça desta galinha que botou estes ovos tão escuros???...

    se souber manda um e-mail para: produtoscaipira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. talvez seja a NEW HAMPSHIRE.UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
  3. Com a permissão do Hildegard, gostaria de contribuir com a resposta.
    Realmente o que determina a cor da casca dos ovos é o fator genético.
    Também é correto afirmar que a alimentação interfere na coloração da gema e na composição do ovo. Alimentos ricos em beta-caroteno, como milho e folhas verdes, tendem a imprimir uma coloração mais alaranjada à gema do ovo, o que diferencia o ovo caipira do chamado “ovo de granja”. Estes alimentos também deixam a coloração da casca mais vibrante.

    Existe uma relação entre a coloração do lóbulo da orelha e a cor do ovo, porém não existe qualquer relação entre a cor das penas e a cor dos ovos, já que dentro de uma raça são admitidas várias cores.

    Todos os ovos, durante sua formação, são inicialmente brancos e a cor da casca será definida pela deposição do pigmento chamado porfirina (caso a raça seja de ovos marrons) derivado da hemoglobina do sangue,

    A coloração azul dos ovos das raças Araucana e Ameraucana é devida ao corante oocianina, um produto formado na bile.

    De maneira geral, galinhas com lóbulo da orelha branco ou creme porão ovos brancos ou cremes, como as raças Andaluza, Leghorn, Minorca. Uma exceção à regra é a raça Penedesenca, que apesar de possuir lóbulo branco, bota ovos marrom-escuros.
    Dentro deste grupo, podemos destacar a Leghorn, que é a raça utilizada na produção de linhagens híbridas para postura. Por ser uma ave pequena e de alta produção de ovos/ano, requer menores quantidades de ração para sua manutenção. Daí o menor custo de produção de ovos brancos.

    Galinhas com lóbulo vermelho porão ovos marrons em suas várias tonalidades. Por exemplo, as raças Cochin, Rhode Island Red, Plymouth Rock, Orpington, Gigante de Jersey, Sussex, New Hampshire, entre outras. As raças que botam ovos mais escuros são a Maran, Welsumer e Barnevelder.
    Raças como Dorking, Old English Game, Sumatra, Sebright entre outras, apesar de apresentarem lóbulo vermelho, botam ovos de coloração que varia entre o branco e o creme.

    As raças Araucana e Ameraucana possuem lóbulo vermelho, mas seus ovos são de coloração azul
    Os ovos marrom-achocolatados da foto tanto podem ser da raça Maran quanto da raça
    Wellsumer.
    Fotos de ovos de Maran em http://www.darkbrowneggs.info/communities/2/004/008/057/662/images/4534792961.jpg.

    Fotos de ovos de Wellsumer em http://www.backyardchickens.com/forum/uploads/27596_welsummer_eggs_007.jpg.

    Fonte: http://www.feathersite.com/Poultry/BRKPoultryPage.html#Chickens.
    Neste mesmo site estão disponíveis links para todas as raças descritas e suas respectivas Associações de criadores.

    ResponderExcluir
  4. Espero poder ter contribuído com a informação.

    ResponderExcluir
  5. Alguem aqui no Brasil poderia ter dessa variedade que poe ovos marrom super escuros!!! Sera que alguem cria???

    ResponderExcluir