O que é a Brucelose e o que causa no homem?

By | segunda-feira, agosto 02, 2010 Deixe um comentário

Doença infecciosa transmitida por uma bactéria e importante zoonose para saúde pública, no Brasil está presente principalmente em bovinos, mas pode acometer outros animais domésticos. Sua transmissão para o homem se dá através da ingestão de produtos do animal infectado, pelo consumo do leite não pasteurizado ou do próprio queijo.

Os sintomas são inespecíficos e de duração variável o que dificulta a identificação da infecção. Pode haver febre, suores noturnos, calafrios, dor de cabeça, artralgias (dores articulares), anorexia (perda do apetite), os casos mais graves podem acometer rins e coração, fígado. A doença pode durar meses e mesmo anos. Mesmo não sendo agudamente fatal prejudica cronicamente a saúde.

É uma doença tão importante, que a partir do ano 2001, adquiriu o status de doença com notificação obrigatória, com a aprovação e publicação no dia 10 de Janeiro de 2001 pelo Ministério da Agricultura do Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT).

Trabalho publicado pela Dra. Maristela Franco, na revista DBO Rural, em março 2.001, estimam que a Brucelose, é uma doença endêmica no Brasil. Detalhe apesar do estudo não ser recente a doença ainda não foi erradicada apesar da diminuição do número de casos.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial