O que são as zoonoses?

By | segunda-feira, agosto 30, 2010 1 comment

Zoonoses são doenças transmitidas diretamente entre os homens e os animais. Essas doenças não estão restritas apenas a zona rural elas podem aparecer também na zona urbana, o médico veterinário é o profissional que primeiro detecta e combate esse tipo de doença, daí sua importância para saúde pública e a necessidade de haver mais de um em cada município brasileiro. Diversas espécies de animais podem transmitir zoonoses dentre as urbanas podemos citar: cão, gato e os passarinhos como as principais e como exemplos dessas doenças podemos citar:

Larva migrans cutânea: que é transmitido pelas fezes de cães e gatos, sendo os gatos a principal fonte de infecção devido o hábito de enterrar as fezes. É uma enfermidade freqüente em praias, acomete principalmente crianças que brincam com areia contaminada com fezes desses animais, também conhecido por bicho geográfico ou cobreiro.

Dermatomicose: a transmissão direta de microsporum canis de cães e gatos de fato ocorre. Até 30% dos casos de "tinha" humana em áreas urbanas foram associados a contato direto com animais. os proprietários dos animais devem ser aconselhados a lavar bem as suas mãos, após a manipulação de cão ou gato infectado, e a não permitir que seus filhos brinquem com os animais, até que o tratamento tenha resolvido a moléstia.

Histoplasmose: É provocada por fungos encontrados em fezes secas de passarinhos, pombos e morcegos. A contaminação geralmente ocorre através da inalação ou respiração do ar contaminado com as fezes desses animais, ao fazer limpeza ou ao adentrar locais por eles habitados.

Esses são apenas alguns exemplos de zoonoses elas são também transmitidas por : peixes, insetos, ratos e muitas outras espécies de animais, o mais importante é saber que o médico veterinário é o responsável no combate a essas doenças, diante disso vem a pergunta: A sua cidade tem um médico veterinário?

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial