Uma bomba prestes a detonar

By | segunda-feira, setembro 06, 2010 Deixe um comentário

Os lixões estão presentes na grande maioria dos municípios brasileiros que tratam com descaso esse grave problema. O lixão é nada mais que a disposição final do lixo sem que haja nenhum tratamento, o que impressiona é que 90% do país utiliza esse sistema que é o que causa mais danos ao homem e ao meio ambiente. Os problemas decorrentes dos lixões são muitos e graves, primeiramente junta muitos bichos (rato, mosquitos, barata, escorpião, aranhas, etc) e que podem transmitir doenças (leptospirose, febre tifoide, dengue, malária, etc), e ainda por cima tem o problema do mau cheiro, em muito locais o lixo hospitalar vai para o lixão o que pode desencadear incidentes como o que houve em Goiás com o césio 137, diante disso podemos qualificar o lixão como uma bomba prestes a detonar.

Muito grave também é o fato de que a decomposição do lixo gera o chorume, um líquido que contamina o solo, o ar e os recursos naturais de água. Ou seja, as populações mais ou menos perto dos lixões podem estar bebendo e usando água contaminada, sem saber! Como os lixões não são controlados nem medidos por ninguém, qualquer pessoa ou empresa que não tem responsabilidade pode jogar ali resíduos perigosos, como lixo hospitalar, produtos radioativos ou muito tóxicos, que deveriam ter um tratamento especial.

Atualmente passou pela câmara a politica nacional de resíduos sólidos que inclusive foi eleita como uma das iniciativas do ano, A lei extingue, em médio prazo, os lixões e obriga as empresas a criarem programas de manejo e reciclagem de lixo, entre outras determinações.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial