Cuidado com os alimentos perecíveis na geladeira!

By | terça-feira, janeiro 24, 2012 Deixe um comentário

Desde a invenção da geladeira os alimentos puderam ser armazenados de forma mais segura e eficiente, mas e na falta de energia o que fazer com os alimentos perecíveis? Alimentos como: peixes, carnes, frango, ovos e leite dentre outros, estragam facilmente, caso a temperatura da geladeira não seja adequada, isso pode ocorrer principalmente devido a falta de energia.

Nos casos de interrupção da energia elétrica é necessário manter a porta da geladeira  e do congelador fechada, porque o aumento da temperatura propicia a proliferação de micro-organismos no interior da geladeira, contaminado assim os alimentos que não poderão ser consumidos mesmo depois de bem cozidos, já que alguns micróbios e toxinas são resistentes ao calor. O tempo de conservação após a falta de energia é de 4 horas para geladeira e 24 horas para o freezer após esse tempo o produto não poderá mais ser consumido e deverá então ser descartado.   

No Brasil, a maioria das doenças transmitidas pela comida é causada pela Salmonella, Escherichia coli patogênica e Clostridium perfringens, pelas toxinas do Staphylococcus aureus e Bacillus cereus. Os sintomas mais comuns são falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais e febre. Para evitar estas enfermidades, os alimentos devem ser bem armazenados e bem cozidos, em especial, as carnes, frango, peixe e ovos.

Mais informações: no site do ministério da saúde ou baixe o folder
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial