Os animais mais perigosos do Brasil – Parte dois

By | terça-feira, janeiro 17, 2012 Deixe um comentário
POMBO


O pombo é um animal encontrado tanto no meio urbano como rural, inclusive existe criação desses animais, eles já foram usados como correio e sua carne é apreciada em algumas regiões sendo inclusive atribuída propriedades terapêuticas. Essas informações a grande maioria da população já conhece o que poucos sabem é que os pombos são transmissores de graves doenças e o hábito de alimentar esses animais nas grandes cidades pode tornar esse simpático bichinho em uma verdadeira praga.

Os pombos vivem em praticamente qualquer ambiente, principalmente onde existem o homem e as suas fezes são um grande problema porque as fezes secas contaminadas por fungos pode provocar micoses e problemas respiratórios semelhantes à meningite, como histoplasmose e criptococose ou a clamidiose (bactéria), que causa sintomas variados, de febre à problemas na respiração. Pode parecer difícil de adquirir doença de um pombo, mas é bom lembrar que eles são muito comuns em praças, então pessoas que frequentam muito o mesmo ambiente, pode vir a inalar da poeira urbana juntamente com as fezes ressecadas da ave e essa é somente uma das várias formas de contaminação.

LAGARTA DE FOGO OU TATURANA
 

Os insetos são motivo de pavor para muita gente, mas esse inseto apesar de ter uma aparência bonita e transformar-se em uma mariposa, não se engane ele é extremamente perigoso, por isso é bom ficar de olho caso encontre um desses em seu muro ou jardim. A taturana ou lagarta de fogo é encontrada em quase todo Brasil, mas no Rio Grande do Sul é onde ocorre mais acidentes são cerca de mil acidentes por ano e destes alguns resultam em morte o que causa o acidente é o contato com o pêlo do animal que possui toxinas e causa ferida na pele no adulto saudável não tem maiores consequências, mas crianças e idosos podem correr risco de vida com esse inseto por isso cuidado.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial