O que era ruim pode ficar muito pior!

By | domingo, fevereiro 05, 2012 Deixe um comentário

A tuberculose é uma doença crônica provocada por uma bactéria e que há algum tempo atrás significava a sentença de morte o diagnóstico de tal doença. Os antibióticos propiciaram a cura não só dela, mas de muitas outras doenças, acontece que médicos indianos descobriram recentemente uma tuberculose resistente a tratamento com antibióticos.  

Os números da doença já são altos e caso essa nova bactéria mais resistente se espalhe, mais (já tem casos na Itália e Irã) a doença pode tornar-se um problema mundial. Atualmente consumimos antibióticos (indiretamente) demais, seja sem a prescrição do médico (profilaticamente) ou até mesmo através de alimentos como carne e leite, já que na criação de bovinos no Brasil não se respeita o período de carência para eliminação do produto do organismo do animal, levando assim a ingestão do mesmo através dos produtos de origem animal, isso já foi provado com os vermífugos como já falei aqui, mas não se engane, pois o  mesmo acontece com os antibióticos.

Qual o problema de consumirmos demais? A resistência bactéria faz com que a bactéria torne-se imune ao medicamento, que pode ter sido o que aconteceu a essa nova tuberculose. É bom lembrar também que a tuberculose pode ser contraída dos bovinos através da carne ou leite, pois esses animais também são susceptíveis, só que os criadores dificilmente realizam o teste diagnóstico (apesar do baixo custo) e muitas vezes quando faz é com um “profissional” desonesto que não faz a leitura corretamente, se uma doença desse porte desembarcar por aqui teremos sérios problemas.         
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial