O retorno do escambo

By | terça-feira, maio 01, 2012 Deixe um comentário
 
 
Com a crise que assola a Europa vem surgindo um novo tipo de rede social que envolve a troca de produtos, uma espécie de escambo já que não envolve dinheiro. Os swap shop como são chamados já estão presentes em mais de 18 paises. Esse tipo de negócio virtual iniciou em Madri e atualmente já conta com cerca de 600 feiras em toda a Espanha.

Achei a idéia genial e estou até pensando em criar um blog para comercialização local, pois acredito que não só eu mais todo mundo possui algum objeto ou aparelho ou até mesmo uma coleção que não usa mais que gostaria de dar um destino, sendo que se esse destino puder ser uma troca por algo que a pessoa necessite mesmo que seja usado vale muito a pena, pois além de estarmos contribuindo para o meio ambiente (não jogando no lixo) estamos contribuindo também para economia ou alguém acha que o consumo excessivo faz bem a economia? isso sem falar na questão de nossa economia (a doméstica) já que não vamos desembolsar nenhum real para adquirir algum produto que necessitamos.

Vou dar alguns exemplos de como o escambo pode ser interessante já que alguém pode achar que essa prática é usada só para coisas antigas que não tem mais utilidade.

1. Aparelho de DVD que lê divX mesmo que seja usado é uma mão na roda, pois podemos assisitr aos filmes baixados da internet e inserido em um pendrive ou mídia de DVD, o ideal é que o mesmo venha com entrada USB caso não tenha o usuário pode utilizar uma midia regravavel;

2. Receptor digital quando vejo em uma casa um receptor analogico (aquele que vem junto na parabolica) a impressão que tenho é que o sujeito ainda não conhece tecnologia. Esse tipo de receptor acabou com o chiado e os chuvisco caracteristicos dos receptores antigos, isso sem falar no número de canais que aumenta muito pode passar de 100 e as centenas de rádio de todo o pais que podem também ser sintonizadas e então vale a pena ou não comprar um receptor usado?

3. Computador esse aparelho hoje é tão barato que não vale a pena comprar um usado, mas quando falamos de escambo ai a coisa muda de figura já que podemos trocar peças tipo uma plca de vídeo por uma de captura ou um pente de memoria por um drive de cd. Agora se for tentar comercializar já é bem mais dificil porque conseguir um preço justo é muito dificil.

Resolvi exemplificar porque conheço muita, mas muita gente mesmo que não faz idéia do que seja um receptor digital, nunca assistiu um filme em divX ou que nunca assisitiu TV pelo monitor do computador esse tipo de pessoa pode ter acesso a essas tecnologias e de forma acessível e prática através de um blog que ensine o que é e como por em funcionamento isso sem falar na opção de trocar o aparelho por algo, como eu sou aficionado em tecnologia (Geek) pensei em passar adiante algumas que já substitui, mas que não consegui vender tipo: receptor, peças de computador, mp4, celular, etc...

Em breve um novo blog surgirá e quem quiser seguir o exemplo ou que já tenha um do tipo e queira compartilhar idéia meu e-mail é: gardvet@gmail.com              
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial